OFICINAS

A oficina ARTE COM AS MÃOS, projeto do GRUPO RESGATE, visa proporcionar o conhecimento de técnicas com materiais capazes de serem transformados em verdadeiras obras de arte, para jovens e adolescentes residentes em comunidades da zona sul do rio; tem como objetivo principal de atiçar a criatividade e a habilidade dos jovens e adolescentes de comunidades, tornando-os capazes de produzir com as próprias mãos objetos com beleza e a oportunidade de criar uma fonte de renda com esses trabalhos . As oficinas terão duração de 6 meses, focado especificamente para jovens e adolescentes entre 12 a 18 anos, e será realizado na casa do Espaço Amando, uma associação sem fins lucrativos.
.........................................................................................................................................................................................................
INTRODUÇÃO:

A palavra arte pode assumir várias significações na linguagem, falando-se da transformação da matéria bruta pelo homem, ela pode representar uma forma de produção quando se desenvolve na procura do útil; ou uma forma de expressão se se desenvolve na procura do belo. Quando a palavra arte for citada neste texto deve ser entendida tal como nos fala Aristóteles; arte mecânica, técnica, arte de fazer ou simples ofício.
Embora padronizada, cada peça feita à mão é única, não se confunde com nenhuma outra, nem da mesma espécie, ainda que tenha sido elaborada no mesmo dia e pela mesma pessoa.
O estilo do artesão empresta originalidade a seus objetos, como que a marca pessoal, enquanto o padrão é a marca do grupo. Cada artesão escolhe um estilo, mas não deixa de ser influenciado pelo ambiente (a natureza) em que vive e pelos modos de vida própria da área cultural que pertence.
.........................................................................................................................................................................................................
JUSTIFICATIVA:

Ao analisarmos a questão da violência urbana nas nossas grandes cidades, perceberemos que, muito mais grave do que o crescimento do número de mortes violentas, está o terrível sentimento de normalidade que domina a nossa sociedade frente à violência cotidiana. Vemos hoje na nossa sociedade um quadro agravante de jovens com um potencial enorme, se entregando as drogas, prostituição e marginalidade, desperdiçando dons e talentos.
Muitas vezes o ambiente hostil em que vivem os transforma em jovens violentos agressivos, prejudicando assim sua estrutura emocional, os tornando em adultos problemáticos. 
Através da cultura conseguimos atrair e incentivar esses jovens a ver e vivenciar outra perspectiva de vida, podendo trabalhar questões em seu emocional, que podem ser tratadas através da arte, visando uma cura interior.
A análise do quadro atual nos levou a constatação da necessidade de alicerçar o projeto com bases definidas e amplitude abrangente, o qual personifica através do Projeto ARTE COM AS MÃO; com atendimento para jovens e adolescentes que residem em comunidades carentes de nossa cidade.