PROJETO NOVA ALIANÇA

A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo dever da família, da comunidade, dar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
(BRASÍLIA, Congresso Nacional: Estatuto da Criança e do Adolescente, 1995)




1. SÍNTESE
Atualmente nas escolas se tem como problemática principal a metodologia de ensino, visto que a maioria dos alunos não conseguem ter um bom desenvolvimento, por uma série de fatores, de ordem educacional, social, comunitária e também familiar.
O Projeto ESCOLINHA DE FUTEBOL visa contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças de Capão Bonito e região, criando condições para a melhoria da qualidade de vida e o estimulo ao convívio social e coletivo, buscando assim resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus deveres e direitos.
Já se identificou hoje que o esporte é um instrumento eficaz e competente como fator de desenvolvimento humano, dispondo de vários benefícios, tanto para indivíduos como para a coletividade.
É importante mudar o conceito sobre o papel que a atividade esportiva e de lazer desempenham em nossas vidas. Trata-se de quebrar mitos e preconceitos e de assegurar maior transparência e participação popular no processo de gestão esportiva e de lazer.
Através deste, tanto a criança quanto a comunidade se fortalecerão, dando-lhes subsídios para que ela possa por si mesma transformar a sua realidade.


2. JUSTIFICATIVA
A educação é base do equilíbrio social e da cidadania. A formação dos cidadãos começa na infância e precisa ser bem orientada para que se desenvolvam na adolescência e juventude se solidificando assim na fase adulta. Portanto, as iniciativas do Elosport buscam oferecer oportunidades e experiências positivas e saudáveis, assim como despertar talentos às crianças de Capão Bonito e região.

Entre as camadas sociais menos favorecidas, as dificuldades na formação do cidadão se potencializam, em virtude da falta de oportunidades, da discriminação e de outros fatores.
O esporte, especificamente o futebol, integrador social por excelência, amenizador de conflitos sociais, aquecedor da economia local e provedor direto e indireto de empregos, foi o mecanismo encontrado pelo Elosport capão Bonito em questão, para contribuir na formação de cidadãos plenos e conscientes de suas responsabilidades.

3. OBJETIVO GERAL

Descobrir talentos no mundo futebolístico, juntamente com trabalho social, elevando a auto-estima e conscientizando os mesmos à plena cidadania.

Temos hoje questões sociais que interferem significativamente na qualidade de vida de nossas crianças, afetando diretamente o desenvolvimento escolar e social. O esporte é um dos meios mais viáveis e eficazes para o desenvolvimento psico-social da criança em questão.
Sendo assim, desenvolvemos o Projeto Social: Escolinha de Futebol Elosport, que envolve crianças com idade 6 a 15 anos, moradoras de Capão Bonito, Ribeirão Grande, Buri e demais municípios da nossa região, com o intuito de promover a prática esportiva, educacional, o desenvolvimento físico, psicológico e social, de maneira saudável, orientada e com acompanhamento técnico.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Promover o intercâmbio social, a autonomia e a solidariedade através do futebol;
– Promover o aprendizado em grupo, a cooperação e a parceria;
– Incentivar o futebol como alternativa às drogas e tempos ociosos, estimulando à vida saudável e prevenção de doenças;
– Proporcionar a oportunidade à participação em eventos esportivos e culturais como gincanas, festivais, torneios, campeonatos;
– Proporcionar a escolha por condutas adequadas em relação às pessoas e ao ambiente vivenciado;
– Combater a evasão escolar e a repetência;
– Estimular a prática regular de atividades físicas;
– Promover a descontração e o relaxamento físico e mental;
-Estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária.

5. OPERACIONALIZAÇÃO

Critério de aluno para participar do projeto: estar devidamente matriculado na escola e no projeto.

Pré-estabelecemos ao matriculado que haverá um acompanhamento das notas (o aluno deverá ter no mínimo média 6,0) e presença escolar para que possa freqüentar as aulas, incentivando-o no desenvolvimento escolar, além de gerar a oportunidade de descobrirem suas habilidades de forma divertida e, futuramente, como opção de trabalho.

7. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

– Documento da Escola, (xérox do Boletim do Aluno, para que os responsáveis atestem a assiduidade e a média escolar do aluno;
– Autorização dos pais, através da “Ficha de Inscrição”, anexo duas fotos 3×4 para emissão da carteirinha de identificação do aluno;

8. DICAS DA ESCOLINHA

– Respeite todos os seus semelhantes indistintamente;
– Respeite a Natureza;
– Nunca use drogas;
– Nunca beba bebida alcoólica;
– Procure dormir pelo menos 8 horas por dia;
– Evite refrigerante, prefira água e sucos naturais;
– Evite falar palavrões;
– Em qualquer circunstância, cumprimente o adversário;
– Honre sempre a camisa que está vestindo;
– Dê o máximo de si na escola, estude sempre;
– Procure se alimentar de forma balanceada;
– Ouça sempre o que os mais experientes têm a dizer;
– Procure tomar pelo menos 8 copos de água por dia;

9. MENSALIDADE
INSENTA